Liberdade financeira ao alcance de todos

Liberdade financeira ao alcance de todos
São Paulo: Editora Senac, 2014
Apresentação: Fabiano Calil, economista e psicanalista.
Prefácio: Dario Sakamoto, educador financeiro.
Conquistar a liberdade financeira exige mais do que preencher planilhas de controle de gastos. Antes da planilha, é preciso repensar no significado da palavra necessidade, para saber diferenciá-la do que é um simples desejo. Este livro provoca uma profunda reflexão sobre os motivos de suas escolhas de compra e estilo de vida, apresentando:
• como o consumo pode ser mais consciente;
• como conhecer seus valores pessoais, para priorizar seus sonhos e objetivos de curto, médio e longo prazos;
• ferramentas e exercícios para fazer um diagnóstico da vida financeira e identificar se você está endividado, em equilíbrio ou com sobra de caixa;
• sugestões para as situações de equilíbrio ou de potencial de poupança, com opções que podem ajudar a proteger e rentabilizar o patrimônio;
• interpretação de casos reais, que permitem exercitar a capacidade de analisar uma situação financeira e os caminhos a seguir (ou a se evitar).
Confira os depoimentos de quem já leu:
“As páginas deste livro convidarão o leitor a uma reflexão daquelas que fazemos poucas vezes, mas que podem mudar a maneira de nos enxergarmos no mundo, pois partem das nossas próprias escolhas, dos seus efeitos em nós e da possibilidade de liberdade, um dos mais antigos e nobres princípios de nossa humanidade.”
FABIANO CALIL
economista e psicanalista
“Liberdade financeira ao alcance de todos, das autoras Andyara de Santis Outeiro e Priscila Santos, sem dúvida ajudará você a refletir sobre que escolhas fazer em sua vida.”
DARIO SAKAMOTO
educador financeiro
“Pessoalmente, já está me ajudando a reconhecer o que tem por baixo da ponta do meu iceberg financeiro, a encará-lo e a colocá-lo de fato em linha com minhas preocupações com a sustentabilidade, com nossa vida neste planeta.”
DENIZE GUEDES
jornalista
“Comecei a ler esse livro e gostei logo nas primeiras páginas. A autora trabalha primeiramente nossos valores. Só a partir daí, a nossa relação com o mundo e, consequentemente, com o que consumimos. O legal é que o livro é interativo, ou seja, tem quadros a serem preenchidos pelo leitor como: quais são os seus valores? Quais são os seus sonhos (curto, médio e longo prazo)? Ao contrário de outros autores, a escritora não dá fórmulas, mas leva o leitor a refletir e a fazer uma relação entre sua necessidade (desejo?) e os valores pessoais elencados por ele. Muito bom!”
MARCELO DE OLIVEIRA
fundador do site Macaco Sabido, projeto cultural de estímulo à leitura.
“Um livro excelente, bem curto, que fala muita coisa sobre finanças. Coisas que nossos “senhores” não querem nos ensinar e que nós hoje temos que correr atrás.”
MARCOS REZENDE
fundador do site Insistimento, voltado à educação de empreendedores
Educador financeiro:
um novo papel ao bancário na sociedade

Educador financeiro:
um novo papel ao bancário na sociedade
Curitiba: Ed. Appris, 2014
Prefácio: Arnoldo José de Hoyos Guevara – Professor, Doutor, Autor de livros e Diretor do Núcleo de Estudos do Futuro da PUCSP
“Onde as necessidades do mundo e os seus talentos se cruzam, aí está a sua vocação.”
ARISTÓTELES
Pode um bancário tornar-se um educador? A sociedade brasileira vive um momento de forte exposição ao crédito, embora não tenha amadurecido culturalmente para lidar com a estabilidade da moeda.
A convergência natural entre aumento do crédito e cultura de curto prazo é o endividamento. Por isso, existe a necessidade urgente de educar as pessoas quanto ao uso consciente do dinheiro e do crédito.
Compreendendo o papel do banco como principal agente financeiro da sociedade, responsável por contribuir com sua educação financeira, o propósito deste livro é apresentar o currículo e a metodologia utilizada em um caso concreto de experiência prática de educação testada e realizada com 300 bancários, que contribuiu para ressignificar seu papel na sociedade: de bancários a educadores financeiros.
Depoimentos de bancários que participaram da experiência e ampliaram seu olhar sobre o sentido de ser bancário:
“É possível bater as metas e orientar bem o cliente”
“Dá para conciliar os interesses do banco com os da sociedade”
“Este trabalho ajuda a mudar a visão do banco na sociedade”
“O que é bom para mim eu costumo passar para as outras pessoas e além da questão da orientação financeira, eu acho que é um trabalho social também, um trabalho de ajuda ao próximo, então eu trago isso para mim e não vejo a hora de voltar e disseminar”
Depoimentos de quem já leu o livro:
“Parei para pensar se realmente não existe mais nada que eu possa fazer de diferente (...) tenho bastante preocupação com estes aspectos no meu dia a dia, seja no meu papel de profissional, educadora, seja no meu papel de mãe. Acredito sim que cada um de nós pode fazer a diferença!”
ADRIANA ARRUDA
planejadora financeira pessoal
Lições de valor

Lições de valor
São Paulo: Editora Moderna, 2014
(Para adotar este livro na sua escola, fale com a Ed. Moderna clicando aqui)
A relação das pessoas com o dinheiro está ligada à maneira como elas lidam, no cotidiano, com os temas abaixo:
• Valores – individuais, familiares, sociais;
• Escolhas – coerentes ou não com os valores;
• Impactos – das escolhas na vida e na sociedade;
• Limites – na relação com os impulsos, desejos e necessidades;
• Prioridades – que impõem escolhas e tomadas de decisão;
• Sonhos – projetos de vida;
• Tempo – visões de curto, médio e longo prazos;
• Disciplina – para concretizar os planos, passo a passo;
• Riscos – relacionados às escolhas;
• Ganhos e perdas – como parte das consequências de cada decisão.
A obra Lições de valor é dirigida a alunos de 6º a 9º ano do ensino fundamental II e propõe-se a estimular o uso mais consciente do dinheiro desenvolvendo a cultura da educação financeira, utilizando a seguinte abordagem:
• O estudo sempre parte de situações concretas do cotidiano dos alunos;
• As atividades promovem reflexões sobre valores pessoais, limites, disciplina, planejamento, consumo consciente e empreendedorismo;
• Todas as unidades apresentam desafios práticos, baseados em situações-problema, para aplicação na vida real;
• Os conteúdos podem ser explorados de forma transversal por diferentes disciplinas;
• Conteúdos exclusivos para apoiar professores e famílias a refletir sobre suas próprias finanças.